quarta-feira, 7 de maio de 2008

"A vida é aquilo que acontece
enquanto você faz planos." John Lennon

"Planejar é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação".

Aiaia, porque perdemos tanto tempo planejando a vida e não vivendo? A gente planeja o que vai fazer para o almoço e o jantar, planeja a roupa que vai vestir no dia seguinte para trabalhar, planeja o que tem que fazer no trabalho, planeja até o que não depende de nós, como por exemplo... se vai estar sol ou chuva no dia seguinte (mesmo olhando o clima tempo, aqui no Rio é sempre uma incógnita... rs).

Pois é... a vida é feita de pequenos acontencimentos, pequenos instantes que os transformam em grandes momentos e isso não é racional, não dá para planejar. O que nos faz feliz não é ganhar na mega sena (tá isso ajuda, às vezes... rs), mas coisas simples como ver o sorriso estampado nas carinhas das pessoas que amamos, o "sol brilhando" lá fora, a "chuva molhando" o caminho e lavando a nossa alma, as flores crescendo, o cão fazendo festa quando chegamos cansados de um dia de trabalho, o próprio trabalho sendo reconhecido, alguém elogiar sua comida (mesmo que esteja salgada ou mesmo sem sal.. kkkk)... essas coisas que tornam pessoas comuns em especiais e momentos em acontecimentos inesquecíveis.

Então pq perdemos tanto tempo planejando? Até os sentimentos, não sei vocês, mas eu... costumo planejar... rs. Às vezes conhecemos alguém legal e estamos naquela fase "recém-separados" (magoados e sofrendo certamente por alguém que não merece mais) e não queremos nos apegar... daí lá vai o podre coitado ficar desiludido e não querer a próxima pessoa legal que pintar na vida dele porque tem medo de ser de novo "rejeitado". Ou então somos a próxima que chegou nesse mesmo alguém legal e ele por medo não quis se envolver... e olha o ciclo formado.

Afff... tão confuso isso né? Fora outras tantas situações que aposto que você lembrou lendo isso aqui. Pois é... complicado viver? Não... simples demais! A vida pode acabar num segundo e, a cada instante, nos dá tantas possibilidades de sermos felizes que ficamos sem reação diante das possíveis escolhas. Conselho? Não pense... viva!!! (Sonhar faz parte, mas planejar até os sonhos... aaaahhhh... isso definitivamente, NÃO PODE! rsrs). Diga menos "não"... "não posso, estou cansada", "hoje não dá", "não tenho tempo"... Dê um fim nas palavras medo, tristeza, solidão... Sorria mais, brinque mais, ame mais!!!

Não permita que sua vida passe por você e depois seja cantada como na música Epitáfio, dos Titãs... viva agora, enquanto tem forças, fé e felicidade... essas coisinhas compõem nossa caixinha de primeiros socorros e estão sempre dentro de nós... para dar e vender!!!

8 comentários:

Dayane Carmona Poeta disse...

eu jamais consegui entender isso e quando olho a minha volta vejo que as pessoas fazem as mesmas coisas sempre param pra planejar as coisas e no final acabam nao fazendo nada daquilo planejado sempre pegam outro rumo. Mas agora estou tentando viver sem planejar nada. Um dia de cada vez, viver intensamente e ponto. Sem pensar muito, apenas sentir! :')

OUTONO disse...

"Não permita que sua vida passe por você e depois seja cantada como na música Epitáfio, dos Titãs... viva agora, enquanto tem forças, fé e felicidade... essas coisinhas compõem nossa caixinha de primeiros socorros e estão sempre dentro de nós... para dar e vender!!! "

Obrigado, pela lembrança.

Um beijo.

Carmim disse...

Sofro pelo oposto. Odeio planear tudo ao pormenor, e muitas pessoas não conseguem conviver pacificamente com esse meu jeito de ser.
Mas, a vida ensinou-me que os nossos planos podem simplesmente mudar e deixar de fazer sentido em poucos segundos, e que por isso o importante é viver, não fazer planos eternos do que queremos viver e acabamos por nunca concretizar.

Um beijo.

www.vivovermelho.blogspot.com
www.omeugirassol.blogspot.com

Delfim Peixoto disse...

Li e interiorizei... concordo completamente!
bj

Luis Ferreira disse...

Amiga nas asas do sonho naveguei no teu mundo e nas tuas palavras matei a minha sede.

Parabéns pelo texto...

Bjs
Luis

Jeff disse...

Carolzita!!
Adoro a naturalidade com que escreve teus textos ...
Quanto ao planejar, é bastante questionável isso, pois as coisas quando tem que acontecer, acontecem e prontooooo, realmente não adianta planejar. Porém, se não fizermos planejamento, ficamos descontrolados, um pouco perdidos ... Não irei mentir a vc planejo muito as coisas, mas realmente nos ultimos tempos (faz já meses) estou deixando as coisas acontecerem e isso vem me mostrando uma outra parte da vida que não observada: estou aprendendo a VIVER!.
O planejamento existe um lado positivo sim, ele nos incentiva a chegar no esperado; a bater as metas ... nos dar gás, nos dar força, e isso se aplica em qualquer esfera na nossa vida!
Quem tiver a oportunidade de deixar as coisas acontecerm e por alguns segundo colocar a lista de planos de lado, vai sentir um outro lado maravilhoso da vida: que é VIVER COM NATURALIDADE!

bjÃOOOOO!

Oliver Pickwick disse...

Planejar mesmo, eu só planejo edifícios, fábricas, supermercados, residências, vez que sou arquiteto e construtor.
De mais a mais, vou seguindo, confiante no meu bom senso e na minha intuição.
Um beijo, linda menina!

P.S.: Gostei dos "vês de vitórias", na fotografia.

Tatiane Barros disse...

Amei o que vc escreveu, realmente, como vc disse, lembrei de algumas situações... E COMO!rs Enfim.
Quanto ao seu time, depois da última, nem faloooo nada hahaha ZOA

E pode deixar que vou passar aqui sempre, mas vc disse pra add, isso eu ainda não sei fazer nessa budega de blog, me ensina... rsrs

e AAAAAH, tomara que o tédio passe mesmo, não aguento mais ficar em casa, qro trabalhooo URGENTE!

aiai... vou nessa
beijooo enorme